Um espaço para pensar sobre o tema que der na telha!

"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes." (Fernando Pessoa)

sábado, 23 de junho de 2012

Tirei as redes sociais do meu celular e sou normal!


Andei observando os benefícios de não ter redes sociais disponíveis 24 horas por dia. Sim, eu tirei todas do meu celular! Na verdade são os benefícios de uma escolha que fiz e você pode achar um absurdo, afinal, uma jornalista não quer acesso à informação 24 horas no seu dia, e quanto às desvantagens? Sinceramente, não vi nenhuma até o momento, (rede social não é fonte segura de informação, saber disso sim é ser uma boa jornalista).

Tornamo-nos tão menos seletivos e tão mais interessados nas particularidades alheias com as redes sociais. Aí você pode pensar, mas isso é uma questão de selecionar quem você segue, quem aceita como amigo... Não, não é! E sabe o por quê? Presta atenção nas fotos do Instagram daquela pessoa que você acha influente, entre 10 meia é algo interessante. O resto é autopromoção, é pra gritar na sua timeline o quanto ela se acha importante postando a coisa mais idiota do mundo. E pior, você acaba acreditando que ela é pouca porcaria mesmo.

Algumas coisas realmente têm valor, claro! Tudo tem dois lados, Mas, de tudo o que eu vejo nas redes, prefiro terminar meu dia assistindo um telejornal. Porque entre cinco notícias que vejo, 50 posts são de "tô com fome", "não tô bem", "viu que legal?" e estamos quase chegando no "fui ao banheiro fazer o número 2".

Outra coisa, por que as empresas estão analisando seus candidatos pelas redes sociais? A maioria dessas pessoas faz um perfil pessoal, não profissional. Nosso profissionalismo está sendo analisado a partir de uma "roda de conversa de bar". Pois é, nós nos soltamos em 140 caracteres porque há essa liberdade para fazer desse espaço um local de entretenimento. Quer analisar um candidato, vai ao Linkedin que é isso o que você procura ok?

Não radicalizo, até porque em vários dias eu estava na fossa e uma piadinha infame alegrou meu dia. E os benefícios que encontrei foram particulares, não quero impor para ninguém. Caso queira fazer o mesmo teste que eu, encontre os seus próprios benefícios para isso. Mas, o que quero mesmo dizer é - não se ache tão importante a ponto de colocar todo lugar que você vai, tirar foto de cada comida que você come, fotografar qualquer detalhe na rua e jogar rede abaixo (entende-se por goela abaixo) para as pessoas que te seguem.

Aparecer vicia e desaparecer não nota-se (legenda: se você sumir, ninguém vai notar!). Então se puder poupe os outros do seu "cool" particular e invista mais em quem faz parte do seu íntimo. Redes sociais são lugares onde todo mundo quer ser notado (RT e Curtir te dão a sensação de que você é interessante, só que não. As pessoas também curtem quando alguém escreve um palavrão!). Portanto, o menos aqui é sinônimo de mais. E #ficaadica, só para não perder o costume.

Um abraço,
Aline Kolbe

2 comentários:

Unknown disse...

Interessante seu post gostei vai levar um Curtir kkk.Engraçado é que as vezes você acaba se acostumando tanto com as redes socias que acabamos nos tornando anti-sociais.

Aline Kolbe disse...

Obrigada por curtir! rs. Semana abençoada pra ti =)