Um espaço para pensar sobre o tema que der na telha!

"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes." (Fernando Pessoa)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A banda Herdeiros lança este ano o cd 13.13


A banda Herdeiros começou no ano de 1995 em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), quando um grupo de jovens da Igreja Luterana se uniu para louvar a Deus através de suas composições e experiências que todos nós podemos vivenciar algum dia ou até já as vivenciamos.

A atual formação é: Alexandre Ernst (voz e violão), Marcelo Lange (baixo), Rodrigo Bloch (teclado), Wagner Müller (bateria) e Werner Craveiro (voz e guitarra).

Esse ano eles irão lançar o segundo trabalho, o CD 13.13. Vale à pena conferir o som dos gaúchos. Letras inteligentes passadas através de corações tementes a Deus.

Veja o nosso bate-papo. Bah guri! rs

Vocês eram amigos de outros meios ou cresceram na igreja?
Os integrantes da banda são luteranos - Marcelo e Werner - eram companheiros de juventude. O Alexandre, por ser mais moço, entrou na juventude depois, em 97. O Wagner entrou mais tarde, em 2000, ele era de Brasília e veio de lá para estudar no RS. O Rodrigo foi o ultimo a entrar na banda. Ele é a nova geração do Herdeiros.

A banda começou com a intenção de gravar ou era algo mais congregacional mesmo?
Quando começamos, a banda era da juventude luterana, ninguém pensava em gravar disco, até porque a gente tocava musica do cancioneiro. Só que começamos a compor e a coisa foi ficando mais séria até que, para celebrar os 10 anos de banda, decidimos gravar o primeiro disco (Caminhos) agora em 2011 vem o segundo.

Como foi a experiência de gravar o primeiro CD. Desde as composições até finalizações em estúdio e divulgação.
A gurizada era crua para caramba. Ninguém nunca tinha gravado, até pegar a manha foi difícil. Para compor, nem tanto. Deus abençoou demais um dos ex-integrantes, o Felipe, que é o compositor da maioria das músicas do primeiro disco.
Levamos mais de ano para gravar, porque, alem da inexperiência, tinha a questão do trabalho e das coisas paralelas que cada um faz, como faculdade, cursos e tal. Para esse novo disco, estamos a quase um ano gravando, mas dessa vez é devido a trabalho, faculdade, casamentos (três integrantes casaram esse ano).

Como tem sido a expansão desse trabalho, apresentações, shows...?
Olha, em 2010 a gente parou um pouco de fazer apresentações (não gosto muito da palavra show) por que, como te falei, a gurizada estava na correria das gravações, casamentos, trabalhos, faculdades e vida pessoal. Mas a gente sai direto para tocar em retiros, congressos, eventos de outras igrejas. Tocamos também em nossa comunidade todo o primeiro domingo do mês e tem um retorno bem legal com a comunidade, mas a maioria das apresentações são para jovens, aliás, nossas músicas novas - e acho que as velhas também - são mais para ouvir no carro ou em apresentações, interagindo com a banda, do que propriamente para liturgias de culto.

Sendo de uma denominação tradicional, você acha que foi mais difícil produzir um som mais alternativo?
Bem, foi e é difícil. Atualmente é mais fácil até porque estamos mais velhos. Não estamos mais apenas "fazendo barulho", entende? Hoje nos preocupamos com a qualidade do som, com o vocal principalmente, que é a mensagem. Antigamente, quando éramos mais jovens, e porque não dizer menos consagrados, a gente ia lá e queria fazer barulho, detonar a bateria, fazer a guitarra gritar num solo e tal. Hoje não. Sabemos que o mais importante é a Palavra e o que sai da nossa boca, da nossa música. As letras são, basicamente, vivências e experiências que todos estão sujeitos a vivenciar, não apenas os cristãos. Em termos de ser tentados, todos são da mesma forma.

Não sei se vocês ja tiveram a oportunidade de ter contato com bandas do gospel, mas do meio pentecostal, mas se já, sentiram que rola uma diferenciação?
Eu acho que nossa música é um pouco diferente do que está no mercado ultimamente em termos de letra, de mensagem, nossa música não se repete tanto quanto a maioria dos cantores. Se você fizer uma análise, elas são iguais, com roupagens diferentes. Eu acho que nossa música é mais pensada, mais Oficina, PG, Casting Crowns, Mercy Me, do que André Valadão, Cassiane, Lagoinha, Aline Barros, apesar de a gente ouvir eles direto e eles terem mensagens lindas para nos passar. Mas, o objetivo da banda tem a ver com as outras e não com estas que citei por ultimo. Vivências e experiências que façam as pessoas pararem para pensar e ver que estão mal e que precisam de Deus e que Deus chega a elas, não ao contrário, pela Graça sois salvos. Não por ação humana ou esforço nosso, entende?

Se caso vocês chegarem a ser bem conhecidos, acha que essa exploração errada do meio gospel pode também afetar vocês de alguma maneira?
Olha, a gente nunca se importou muito com esse negócio de sermos conhecidos. Tocamos em rádio, já saímos no jornal aqui em Porto Alegre, já tocamos em teatros daqui também. Mas é como se a gente tocasse no cantinho da juventude. Claro, a responsabilidade é maior, sem duvida, mas a gente não tem, nunca teve e acredito que nunca teremos esse negocio de nos acharmos estrelas e olha que quando a gente sai de uma apresentação a galera vem, quer tirar foto, tem gente que já pediu autografo, mas a gente acha tudo isso divertido. Na real, a gente sabe que a turma quer apenas curtir o momento conosco depois de um bom louvor a Deus a turma curte mostrar que é nossa amiga, saca? E nós curtimos ser amigos de todo mundo.
O que mais gostamos, por exemplo, é o contato com a galera. Saber que a música que Deus nos deu atingiu x, y, z... Descobrir que a música que fizemos com este sentido ou com este objetivo acaba tomando uma proporção maior do que eu imaginava. Ver que estamos sendo instrumento de Deus para tocar as pessoas

Como definem o estilo musical de vocês?
Pop Rock. O primeiro disco é mais country, blues. Mas o segundo disco é extremamente Pop Rock.

Como tem sido a produção desse segundo trabalho? Como foi a escolha do nome 13.13?
Cansativo, mas ao mesmo tempo sensacional, a gente adora gravar. Nós estamos gravando há quase um ano e está na fase final de gravação de voz e teclados. São 12 músicas, sendo que 10 são composições do Alexandre, uma do Wagner - uma versão muito bonita em voz e violão do Pai Nosso - e uma do Alexandre e do Marcelo.
As musicas vão "saindo", é difícil de explicar. Às vezes é mais fácil, às vezes mais difícil, mas a aceitação das músicas tem sido muito boa. São fortes, que dizem diretamente aquilo que tem de dizer, falam do amor de Deus, fé, esperança e, em meio a isso tudo, as coisas que "eu não quero e insisto em fazer".

O nome do disco é uma "sacada", será 13.13 e tem a ver com Coríntios: "agora pois permanecem a fé, a esperança e o amor. Porém, o maior destes é o amor".

E quais são os planos depois de o cd ficar pronto?
Divulgar, divulgar e divulgar, mas não o CD, entende? O foco não é o CD. O foco é divulgar a Palavra e o CD será instrumento, será meio. A mensagem tá ali dentro, as bênçãos que recebemos ao longo de 15 anos estão ali, nossa vida cristã está ali. Provavelmente vamos fazer um retiro de lançamento, mas um retiro diferente. Chamaremos as outras igrejas para se alojarem em nossa comunidade, as igrejas do interior do RS e à noite teremos o louvorzão, com o lançamento do CD. (Previsto para julho ou agosto deste ano). A idéia é integrar!

Pra quem não os conhece... Qual uma primeira impressão que anseiam deixar?
Quando a gente sobe no palco ou toca na igreja o que queremos é que a música faça a pessoa refletir sobre sua vida. Deus está dando a oportunidade de a gente tocar e a pessoa ouvir, daí, o Espírito Santo faz o resto. Porque a gente sabe que não tem capacidade alguma de converter as pessoas, mas podemos ser instrumentos.

Algum recado?
Em breve teremos um site novo, com vídeos e download de músicas. Por enquanto, acessem nosso canal no youtube (herdeirostv). Que Deus possa abençoar a cada um que ler este bate-papo e que nossa música chegue ao coração de muitos!

É isso galera, vale mesmo a pena conferir o trabalho dos guris. Quem sabe rola um lançamento em Sampa pra gente conhecer mais de perto o som dos luteranos!

Segue os contatos:
e-mail: herdeiros@herdeiros.net
Fone: 0 xx 51 9855-1347
Site: www.herdeiros.net
Twitter: @bandaherdeiros

Ps: O cd Caminhos está disponível no site da Editora Concórdia - http://acessa.me/ayfg

Por Aline Kolbe
Jornalista
MTB 58484

Um abraço ;-)

5 comentários:

Herdeiros disse...

Aline, obrigado pela oportunidade de falar um pouquinho sobre o que Deus nos permite fazer para Sua glória.

Deus abençoe teu blog e tua vida.

Abraços.
Herdeiros

Paulo Roberto Langwinski disse...

Parabéns pelo trabalho do Herdeiros. Deus abençoe sempre o trabalho de vocês.

Radio Cristo para Todos disse...

Que Deus vos abenções Herdeiros!!!

Anônimo disse...

Muito legal a entrevista! Parabéns a jornalista Aline e a banda Herdeiros.

Aline Kolbe disse...

Essa entrevista foi bem bacana de fazer. Obrigada pela oportunidade de conhece-los melhor! Deus os abençoe sempre!